quinta-feira, 28 de abril de 2011

Eles estão entre nós...

Os filmes de Ficção Científica estão repletos de robôs, alguns extremamente realistas como no filme A.I. – Artificial Intelligence (Inteligência Artificial). O fato é que um sonho antigo dos humanos é poder criar um ser robótico que sinta, aja e pareça idêntico conosco. E a galera geek com certeza está contando os dias para este sonho tornar-se realidade. Nerds de plantão animem-se! Este dia pode estar mais perto do que imaginam!

Algumas empresas vêm desenvolvendo robôs incrivelmente realistas, como é o caso da empresa japonesa Kokoro, que possui já duas criações nessa lista: a linha Germinoid (que tem como objetivo estudar interações emocionais entre humanos e máquinas) e o Actroid DER2 (que tem como objetivo emular o comportamento de uma modelo, sendo usado principalmente para substituir recepcionistas em um evento).

Mas de todos os robôs que vi durante minha busca, o que mais me impressionou foi o Jules. Ele foi criado pelo David Hanson, e tem como objetivo interagir com as pessoas utilizando conversas sobre os mais variados assuntos, e ele também é capaz de desenvolver empatia e relacionamentos realistas com humanos. Sem falar que ele possui um sistema que reconhece as mais variadas expressões faciais e uma memória onde armazena o nome e as características das pessoas com as quais se relacionou.

As feições do Jules me lembram bastante o Sheldon do seriado The Big Bang Theory. O único detalhe que o impede de passar por um ser humano são os fios ligados a parte de trás da cabeça. É um show de realismo.

Daqui a alguns anos provavelmente teremos muitos robôs circulando pelas ruas, e não conseguiremos distinguir humanos de robôs! Até lá, vamos acompanhando os avanços!

Vou adicionar um vídeo do Jules, pra quem quiser ver ele em ação! É pequenininho, mas é bem legal!

Have Fun!!!


2 comentários:

  1. Pelo título, achei que fosse falar sobre extra terrestres! hausehsauhea

    ResponderExcluir
  2. Ainda não.. Quem sabe num próximo! HSUIAHIsuAUIAS ;D

    ResponderExcluir