domingo, 7 de novembro de 2010

Mario adaptativo e infinito!

Lembra-se do Super Mario? Agora imagina jogar infinitamente! E agora imagina que o jogo é dinâmico, as fases são sempre diferentes! E se isso não bastasse, o jogo é adaptativo, ou seja, ele se adapta a habilidade do jogador! O nível de dificuldade muda de acordo com o jogador. Se ele passa de fase, fica mais difícil, se ele morre 3 vezes numa mesma fase, aparece numa fase um pouco mais fácil.


É isso mesmo que está lendo! O jogo não acaba, se adapta as suas habilidades e as fases tem elementos surpresa. É ótimo para colocar a prova seus skills em Super Mario, para quem quiser relembrar esse clássico ou para quem na verdade nunca parou de jogar, mas quer treinar um pouco. xD
A jogabilidade não é a mesma, deixa um pouco a desejar, e só é possível correr, pular, segurar cascos e escorregar/pular em paredes. Controle com os direcionais, pressione "s" para pular e segure "a" para correr. O "a" também tem as outras funções, como segurar cascos.


As imagens que postei são minhas mesmo, rodando o jogo no Ubuntu (Linux). Ah sim, o jogo é feito em Java! Logo é multiplataforma, funciona no Linux, Windows, Mac OS e outros sistemas. Tudo que precisa é ter o Java instalado. Download do java: http://www.java.com/pt_BR/

O jogo foi desenvolvido por Ben Weber, um estudante em PhD na University of California, Santa Cruz. De acordo com Ben, recentemente tem havido um interesse crescente na construção de jogos que se adaptam dinamicamente aos jogadores. Porém, ele acredita que os parâmetros utilizados geralmente são muito limitados. Dessa forma, tenta superar essa limitação, incorporando ajustes de parâmetros em tempo real, gerando novos níveis em resposta ao desempenho atual do jogador.

O download do jogo pode ser feito no próprio site da Universidade: Infinite Adaptive Mario (menos de 1mb!).
Quer um tutorial para rodar o jogo no Ubuntu? Jogue Mario infinitamente no Ubuntu!
Para saber mais sobre o jogo: http://eis-blog.ucsc.edu/2010/09/infinite-adaptive-mario/ (em inglês).
Para saber mais sobre a inteligência artificial utilizada: A Probabilistic Multi-Pass Level Generator (em inglês).

Have fun! =D

5 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk adoreiii!!! quero jogar já!! quem sabe assim eu saia da primeira fase =X kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Nem isso eu consegui! =X SAHIUshIAUHSIUA
    Acho que vou bugar o jogo! Ele vai travar por falta de fase mais fácil!

    ResponderExcluir
  3. Alguém foi mais longe do que o nível 76? ;P

    ResponderExcluir