sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Telefone sem fio

Você lembra da brincadeira telefone sem fio? Pois, como sabem, quando a informação é passada de forma que a original seja deturpada, chamamos também (ironicamente) de telefone sem fio.
Veja o que pode acontecer dentro de uma organização, quando a informação é passada sem controle.

"DE: Diretor-Presidente.
PARA: Gerente.
Na próxima sexta-feira, aproximadamente às 17:00 horas, o cometa Halley estará nesta área.
Trata-se de um evento que ocorre a cada 78 anos. Assim, por favor, reúnam os funcionários no pátio da fábrica, todos usando capacete de segurança, quando explicarei o fenômeno a eles. Se estiver chovendo, não poderemos ver o raro espetáculo a olho nu. Sendo assim, todos deverão se dirigir ao refeitório, onde será exibido um documentário sobre o cometa Halley.

DE: Gerente.
PARA: Supervisor.
Por ordem do diretor-presidente, na sexta-feira, às 17:00 horas, o cometa Halley vai aparecer sobre a fábrica. Se chover, por favor,reúna os funcionários, todos com capacete de segurança, e os encaminhem ao refeitório, onde raro fenômeno terá lugar, o que acontece a cada 78 anos a olho nú.

DE: Supervisor.
PARA: Chefe de Produção.
A convite do nosso querido diretor, na sexta-feira às 17:00 horas, o cientista Halley, 78 anos, vai aparecer nú no refeitório da fábrica usando capacete, pois vai ser apresentado um filme sobre o problema da chuva na segurança. O diretor levará a demonstração para o pátio da fábrica.

[...]

E FINALMENTE NO QUADRO DE AVISOS:
Na sexta-feira o presidente fará 78 anos, e liberou geral para a festa, às 17:00 horas no refeitório. Vão estar lá Bill Halley e Seus Cometas. Todo mundo deve estar nú e de capacete, porque a banda é muito louca e o rock vai rolar solto no pátio, mesmo com chuva."
Confira na íntegra: A Cadeia da Informação (fonte)

Cabe ao profissional de SI, desenvolver uma forma de comunicação eficiente e segura, para que problemas como esse não aconteçam. =)

3 comentários:

  1. HAHA! Muito boa, e por incrível que pareça, essas coisas acontecem =D

    ResponderExcluir
  2. SHAuhsaUhsaU Simplesmente genial!
    E pior que é assim mesmo!
    =D

    ResponderExcluir
  3. td mundo nu no patio!
    kaposkepsakepaosekpaosekp

    ResponderExcluir